quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Vaidade redimida!

Só para ser do contra, vou suprimir a política deste sete de setembro para postar para as meninas. Hoje vou contar meu segredo de beleza:

NÃO USO XAMPU NEM CONDICIONADOR industrializados.

E o que já ouvi de gente falando que isso é uma imundície...

O que rola é que os xampus industriais só viraram cotidianos depois das panteras (anos 70, brother) com seus cabelos esvoaçantes (ressecadíssimos!). E não é naturebice, é mão-de-vaquismo mesmo. Meus cosméticos caseiros capilares não só funcionam como saem muito baratos, e fazem um bem danado para a saúde dos fios, além de não enriquecer laboratórios europeus nem poluir rios.

Xampu: Misture uma colher de bicarbonato de sódio em um copo de água. Passe na cabeça (raiz do cabelo) seco e massageie muito suavemente. Pode já enxaguar direto ou deixar um pouco de tempo, depende do quanto oleoso estiver seu cabelo. Também depende disso a concentração de bicarbonato na água. Ao enxaguar, passe um pente desembaraçando o cabelo embaixo da água. Enxágue bem antes de passar o

Condicionador: Um copo menos dois dedos de água, dois dedos de vinagre. Preparar com antecedência e colocar um pau de canela e um de baunilha para amenizar o cheiro do vinagre.

Creme fortalecedor: abacate batido com leite (Sem açúcar, né, mano?!).

Óleo de pontas: óleo de coco extravirgem (que não tem cheiro de coco).

Não inventei isso, copiei colei me inspirei depois de muito ler e resolvi pagar para ver. Dá certo! Mas tem que fazer direitinho, e observar as regras:

1 -  Como disse a Melina no blog One Green Generation (não é possível fazer o link), é preciso redefinir o que é normal, e entender que o efeito destes cosméticos são bem diferentes dos industriais. Seu xampu não vai fazer espuma (e nem o seu cabelo precisa dela), e talvez você tenha que passar duas vezes. Se massagear com muito vigor, pode ferir seu couro cabeludo, tente colocar menos bicarbonato na água. Será mais difícil desembaraçar o cabelo durante a lavagem. O Vinagre diluído tem cheiro, mas só até secar, depois some completamente, e o cabelo pode parecer duro depois do vinagre, mas o que acontece é que a cutícula está bem fechada (para cabelos cacheados fica ainda melhor).

2 - Não existe meia mudança. Ou você deixa o xampu e os condicionadores de vez ou nem tenta usar estas receitas. Motivo: o enxofre do xampu (lauril/lauretil sulfato de sódio) M-A-T-A o seu cabelo. Limpa, mas mata. Daí é preciso um condicionador para reparar o dano. Mas toda a totalidade de 100% dos condicionadores industriais contém silicone (tudo que termine em "one" entra na categoria), um pegajoso maldito que deixa o cabelo lindo na hora que passa, mas atrai sujeira como ímã e só sai com... enxofre. Dá-lhe xampu. E dá-lhe condicionador, que só sai com xampu... Então a abolição estende-se a leave-in, óleo de pontas, e todo tipo de industrializado. Mas pode-se fazer hidratação com receitas caseiras, iogurte, mel, etc.

3 - A primeira semana de mudança é uma fase crítica. Você ainda acha que só o bicarbonato não limpou nada, seu cabelo continua ressecado e o couro cabeludo parece muito oleoso. E está mesmo: o excesso de xampu obriga-o a produzir mais óleo, é uma defesa. Com o tempo a oleosidade diminui. Não esmoreça, em mais uma ou duas semanas seu cabelo vai reviver. Convém lavar com mais frequência, se ficar oleoso.

4 - O que vai melhorar seu cabelo primordialmente é a oleosidade naturar do couro cabeludo que - não sendo agredido por xampus - vai descer pelos fios. Pode não chegar às pontas (então o óleo de coco vai nelas), mas desce hidratando e alisando levemente. Porém, se seus fios não são totalmente lisos, é preciso ajudar esse óleo santo a descer. Compre uma escova de desembaraçar com cerdas macias de pontas redondas e bem separadas, que não machuque seu couro cabeludo. Se for usá-la no banho, não compre daquelas que tem uma almofadinha onde saem as cerdas, pois acumula água e sujeira. Escove os cabelos duas, três vezes ao dia, das raízes às pontas. Fazendo o óleo descer ele não acumula na cabeça, e a massagem reduz queda de cabelo e estimula o crescimento.

5 - Cabelos tratados com química (alisamento, tintura, permanente, etc) provavelmente não se darão bem com este regime. Mas confesso que nunca soube de alguém com química que o usasse. Sei de muitas pessoas que usam e pararam com a progressiva, porque o cabelo tratado como dito aqui reduz o volume, aumenta o brilho, fica mais liso (se for um pouco liso - é o meu caso) ou modela os cachos (se for cacheado), fica mais forte, infinitos benefícios!

Há 7 meses estou neste processo de mudança. "Nossa, há sete meses que você não usa xampu?" Não. Eu usei xampu duas vezes neste intervalo, uma vez porque caiu cocô de passarinho no cabelo e eu não tinha meu xampu (eu estava na casa de uma amiga, usei o dela) e outra vez porque passei cinco dias sem lavar o cabelo, que ficou extremamente oleoso e eu estava com pressa e preguiça para ficar passando o bicarbonato duas, três vezes. Mas arrependi-me: o cabelo ficou cheio de arrepiados e perdeu brilho. 

Algumas vezes escovo com secador após lavar, tentando não chegar muito perto o secador para não queimar o cabelo. A escova está mais fácil de fazer e dura mais. Mas o cabelo fica macio mesmo quando não escovo. Não tenho usado chapinha porque danifica muito. E porque não precisa, gosto de um pouco de volume, enrolo as pontas.

Esse é o tipo de pequena mudança no estilo de vida que prova que fazer as coisas de um modo diferente não dói, e apesar de ser bem fora do comum é algo que pode funcionar e funcionar bem melhor do que o método tradicional. É estranho, eu sei, mas estou pagando para ver e tem sido muito bom. Bom para o meu cabelo que melhorou demais (ele já foi tão duro que eu fazia escova progressiva no bicho), bom para o meio ambiente, para a conjuntura econômica (aquele lance de desestimular a industria concentradora de renda) e ótimo para o meu bolsinho! Com R$10 tenho xampu e condicionador para meses.

O legal de começar a mudar é que fui ficando mais consciente do quanto o meu cotidiano impacta no mundo. Por exemplo, fui hoje comprar uma tinta para o cabelo pensando em como conciliaria a tinta com este método de manutenção. A henna natural era já uma decisão óbvia, mas só consegui comprar a orgânica e não testada em animais. Quem sabe eu ainda viro vegana. Minha saúde e orçamento agradecem.

P. S. : Vou passar a henna no cabelo amanhã, depois conto a experiência.

* Atualização, novembro de 2013: A henna está fazendo maravilhas. os fios brancos - que são muitos apesar da minha juventude - ficam bem cobertos e os outros fios criam muito brilho, está parecendo que fiz "luzes vermelhas". Também reduziu a queda e o volume. Qualquer dia eu conto como passar.

3 comentários:

  1. Fiquei encantada com as receitas desse post!!! Verdade que a coerência é fundamental na vida e a gente nem se dá conta das infinitas incoerências que vai vivendo. Li uma vez, em uma agenda - não lembro se dava a autoria e se as palavras são textuais: "Muita gente quer voltar à natureza, mas alguns querem ir de carro."

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz doze anos que não uso xampu nem condicionador. E o meu cabelo chega aos quadris. Quando usava xampu e condicionador, não podia deixar que passasse do queixo porque virava uma palha. A minha receita é um pouco diferente da sua: uso óleo de gergelim no couro cabeludo e nas pontas uma vez por semana (nos meses de transição, cheguei a usar três vezes por semana; o cabelo e a pele estavam tão ressecados que em duas horas o óleo sumia, todinho absorvido); lavo com sabão de coco artesanal (mas antes usava sabão de coco de lavar roupa, UFE ou Minuano); enxáguo com suco de limão ou vinagre diluídos (e não precisa se preocupar porque o cheiro do vinagre não fica no cabelo, sai antes mesmo de o cabelo secar); e dou uma enxaguada final com água para não deixar resíduo de limão na pele (pode provocar queimaduras de sol). TAmbém não tinjo o cabelo. Está quase todo branco, mas no meu caso acho ótimo: ilumina o rosto e atenua as rugas.

    ResponderExcluir
  3. Deixarei sua dica anotada aqui porque ainda quero fazer no-poo no meu cabelo e seguir uma vida mais saudável. Como sigo uma rotina na qual é permitida o uso de silicones e xampu (sem sulfato) meu cabelo fica um tanto oleoso no couro cabeludo.
    E a adaptação para o low-poo foi complicada a principio porque o cabelo estava super acostumada com produtos com petrolatos e silicones insolúveis em água, produtos esses que acabei doando.

    ResponderExcluir

Comentaí, meu.